Sandra Chaumeron
Lu Jong – Yoga Tibetano de Cura
Lu Jong – “Lu” significa corpo e “Jong” significa treino ou transformação
O Lu Jong é uma prática tibetana ancestral, muito preciosa com origem nas tradições Tantrayana e Bön. Consiste numa série de movimentos desenvolvidos com a finalidade de pressionar determinados pontos que abrem, curam e transformam o nosso corpo, promovendo assim a auto-cura, libertando bloqueios a nível físico e mental e harmonizando o fluxo energético.
O Lu Jong está intimamente relacionado com a Medicina tibetana. Nesta perspectiva, a doença é o resultado de um desequilíbrio dos elementos e dos humores (substâncias vitais) no corpo. Combinando forma e movimento e utilizando a respiração, o Lu Jong leva-nos a trabalhar de forma subtil os canais do corpo, libertando bloqueios e cultivando condições que favorecem a meditação, acalmando e concentrando a mente.
Adequado a todas as idades e capacidades físicas, esta prática trabalha suavemente a coluna vertebral, guardiã do nosso bem-estar. O Lu Jong apoia os processos de cura, cultiva a consciência do corpo, a sensibilidade interior e a concentração mental, que é a base para toda a prática espiritual.
Tulku Lobsang Rinpoche
Tulku Lobsang está profundamente ligado às tradições de movimento do budismo tibetano. Após ter estudado vários anos e após ter recebido ensinamentos de mestres de todas as principais linhagens, juntou os movimentos numa prática clara. Em seguida, implementou alterações, de modo a adaptá-la às necessidades ocidentais. Desta maneira, criou movimentos corporais, de certa forma suaves fisicamente mas intensos internamente, destinados a restabelecer o equilíbrio físico, mental e energético.
Com a prática do Lu Jong, Tulku Lobsang tem como objetivo apresentar-nos a nós mesmos, ao nosso potencial de felicidade, clareza e sabedoria.